O nosso PET não para!

Diante das inúmeras mudanças decorrentes da Pandemia da Covid-19 e da paralisação de atividades práticas, o PET Medicina viu-se diante de um desafio: adaptar-se ao novo contexto acadêmico de forma a contribuir com a formação global dos PETianos (característica preconizada pelo Manual de Orientações Básicas do PET) e, é claro, continuar a produzir conteúdo nos três eixos (pesquisa, ensino e extensão) agregando assim também à comunidade acadêmica e a externa.

Sendo assim, nesse período, alguns de nossos projetos sofreram pequenas alterações para continuarem ativos. Infelizmente alguns projetos que envolviam ações diretas com a comunidade como as Campanhas Comunitárias em Saúde tiveram de ser suspensas por hora, mas, alguns novos projetos também surgiram, mesmo diante das dificuldades impostas pelo distanciamento social!

Falando um pouco sobre o nosso trabalho, um dos nossos projetos que passou por pequenas alterações foi o Jornal Anamnese, que é um veículo muito didático de comunicação com a comunidade acadêmica (de diversos cursos) e com a comunidade externa. O Anamnese nos permite realizar trabalhos interdisciplinares com outros cursos, agregando muito para todos os participantes (e leitores!) e atualmente é disponibilizado online, aqui.

Capa da última edição do jornal

Além disso, o contexto atual nos permitiu investir tempo (e conhecimento) na área da produção científica. Os integrantes do nosso grupo têm se empenhado em produzir relatos de experiência baseados nos projetos que estiveram em atividade no PET Medicina, pesquisas com temas super interessantes (por enquanto, sem spoilers rs) além de participar de eventos como Interpet, ECOpet e ENApet apresentando minicursos e submetendo resumos para estes.

Minicurso apresentado no Interpet UFMT 2021

Sobre o nascimento de novos projetos, dizem que mesmo em situações difíceis também podem surgir coisas boas. E foi vivendo essa experiência que saiu do papel, no PET Medicina, o projeto Cartas de Cor&Ação. Carinhosamente chamado de “cartinhas” por nossos integrantes, o projeto realizou no ano de 2021 uma ação linda com os funcionários do Hospital Universitário Julio Muller, levando o carinho e a gratidão da comunidade, através das palavras (cartinhas), para todos os profissionais que tanto têm se dedicado durante esse período de pandemia.

Ademais, eventualmente surgem demandas externas para contribuição em algum evento online ou parceria com ligas acadêmicas. O que nos sustenta é o fato de que, mesmo diante das inúmeras mudanças causadas pela pandemia e pelo distanciamento social, o nosso PET se mostrou empenhado em adaptar-se e em tentar realizar sempre o nosso melhor, no sentido de contribuir, no sentido de formar globalmente, no sentido de ser PETiano!